Peso ideal, coluna vertebral & saúde

Jair R Garcia Júnior
3 min readJul 3, 2020

--

A importância de “cuidarmos” de nossa coluna está relacionada com a alta prevalência da dor lombar. Estima-se que 80% das pessoas apresentarão, pelo menos, um episódio de lombalgia — isto é, dor na região lombar, durante a vida. Isso pode implicar em afastamento de trabalho, cirurgias, aposentadorias e incapacidades, e os custos envolvidos com este problema são elevados. Calcula-se que, nos Estados Unidos, o gasto com dor lombar chegue a 100 bilhões de dólares por ano.

A degeneração discal (desgaste ou envelhecimento do disco) e a hérnia de disco lombar estão entre as causas mais frequentes de dor lombar. Fatores genéticos, tabagismo, sedentarismo e obesidade estão entre os principais fatores relacionados à degeneração discal e à hérnia de disco lombar.

Utilize a equação para calcular seu peso ideal.

No Brasil, 56% dos adultos estão acima do peso, e 20% destes estão obesos. O sobrepeso e a obesidade alteram a postura e pressão nas vértebras e discos vertebrais, causando problemas que implicam em desconforto, dor e limitações para as atividades diárias, estando relacionados com a degeneração discal e na formação da hérnia de disco lombar.

Mudanças no estilo de vida para ajustar o peso corporal e fortalecer os músculos que movimentam e “protegem” a coluna são atitudes fundamentais no tratamento e na prevenção da lombalgia.

Você saberia dizer seu peso corporal está adequado?

Uma forma de verificar a adequação do peso é calcular o Índice de Massa Corporal (IMC = peso / altura2). O resultado deve estar na faixa normal de 18,5 a 24,9 Kg/m2. Considerando essa faixa e o valor “médio” de 23 Kg/m2 como fixo, podemos usar a mesma equação para calcular o peso ideal (PI = 23 x altura2). Portanto, multiplique a altura pela altura e depois multiplique por 23, para ter seu resultado em Kg.

Tendo calculado o peso ideal, subtraia de seu peso atual para encontrar quanto de peso (Kg) você precisa perder para ajustar. Siga as orientações abaixo para perder a média de 0,5 Kg/semana de forma saudável e sustentável.

Comece pela adequação da dieta, consumindo os nutrientes, alimentos e calorias necessários para o dia. Para isso, delegue a função de adequar sua dieta para um profissional de nutrição.

Tenha em mente que dieta adequada é para sempre. É importante para a manutenção do peso adequado, e não apenas para perda. É também importante para melhorar a saúde e prolongar a longevidade. Por isso, o termo “reeducação alimentar” deve receber sua atenção e dedicação para o aprendizado e estabelecimento de novas rotinas. Tire os alimentos maus de sua rotina e incorpore os bons nas quantidades necessárias. Isso requer esforço e disciplina durante meses, para sedimentação de seus hábitos.

Pratique exercícios para auxiliar em pelo menos 30 a 40% na perda de peso. O treinamento acelera o metabolismo durante e até horas após, mantêm elevado o gasto de energia durante boa parte do dia, aumenta os músculos e o metabolismo em repouso, aumenta a eficiência da queima de gordura, diminui a fome, controla o metabolismo dos carboidratos etc. Exercícios são para perda e manutenção do peso, para melhorar a saúde e prolongar a longevidade. Médicos, fisioterapeutas, nutricionistas e educadores físicos são os profissionais que te ajudarão nesta jornada para uma vida e uma coluna mais saudável.

Faça sua escolha. Livre-se dos problemas da coluna, previna as doenças crônicas, ganhe em qualidade de vida e saúde!

Flávio Porto Franco Piola é mestre e doutor em Ciências da Saúde Aplicadas ao Aparelho Locomotor (Ortopedia e Traumatologia) - USP.
Instagram: @drflavioporto
Facebook: Dr. Flávio Porto

Jair R. Garcia Jr. é doutor em Fisiologia Humana (ICB-USP) e professor de Bioquímica e Nutrição da UNOESTE.
e-mail: jgjunior44@hotmail.com

Instagram: @exercicionutri

--

--

Jair R Garcia Júnior

Palestrante corporativo | Saúde e longevidade. Doutor em Fisiologia Humana (USP), professor universitário na Unoeste. jgjunior44@hotmail.com | @exercicionutri